sábado, 18 de abril de 2009

Quando decidi parar de fumar...

Eu decidi parar de fumar por vários motivos: perdi meu pai e meu irmão com câncer no pulmão, um dia eu vou engravidar e não quero ver meu filho nascer viciado em nicotina, meu namorado não gosta de cigarro mas suporta por gostar de mim e vergonha. Isso mesmo, vergonha. Cada dia que passa um novo projeto de lei é aprovado e o mundo dos fumantes vai ficando cada vez mais restrido, as pessoas olham com nojo como se fossemos escória da sociedade e o cheiro... como a gente fede!!! Todo mundo consegue saber quem é fumante antes mesmo de chegarmos perto. Imagine o que o meu namorado sentia cada vez que me abraçava, me beijava... será que ele achava que estava lambendo um cinzeiro? (eu nunca tive coragem de perguntar, mesmo agora...).
Então, a empresa em que trabalho iniciou mais uma turma do Programa de Apoio ao Fumante. Com esse programa temos sessões de terapia em grupo, o nosso médico do trabalho avalia o perfil de cada participante e prescreve um medicamento (Champix ou Ziban) ou adesivos. Além disso, a empresa patrocina 90% do medicamento... faça as contas: o kit completo do Champix custa R$ 1.000,00 mais ou menos. Assim, quando vi o conteúdo do programa percebi que era o meu momento, que era agora!!! Mas, tem um porém... eu não quero engordar. E eu sei que quem pára de fumar, invariavelmente engorda porque precisa substituir o cigarro com alguma outra coisa que normalmente é a comida...
Então, me preparei com toda vontade... fui ao meu endocrinologista e pedi um medicamento que me ajudasse a não engordar. Até porque parar de fumar e emagrecer ao mesmo tempo é algo sobrehumano.
O médico da empresa receitou o Champix e a orientação da psicóloga foi que eu deixasse o remédio agir por conta, que em aproximadamente 10 dias eu estaria com asco do cigarro.
Ok, por enquanto não preciso fazer um grande esforço, nem usar de toda minha força de vontade. Em algum momento vou largar o cigarro e nem querer mais olhar para ele... Será? Vamos esperar para ver...

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, parei há 3 anos. Tanto que parei de escrever no blog também... mas acho que eu deveria ter compartilhado mais a experiência...

      Excluir
  2. É um sofrimento mesmo, é isso ai gente to a uma semana sem o cigarro, mas ta dificil tenho uma carteira guardada as vezes eu penso em acender um, mas e o sacrificio todo q eu fiz a té agora? eu até choro é uma dor do corpo pedindo, é o anjinho e o diabinho falando...o diabinho: vai lá acende um, só um ninguém vai saber mesmo! o anjinho: Não...depois fica mais dificil, para de pensar nisso, desvia o pensamento, esquece esta carteira!!! credo gente coisa de louco, mas vamos conseguir, só o q faltava uma carteirinha fedida querer nos vencer né!!!! bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia, como foi, você conseguiu vencer a vontade?
      Abraço

      Excluir
  3. Eu não deixei nenhum cigarro na minha casa, acabou segunda feira e não comprei mais, eu acho que deve ser mais facil do que ter uma carteira junto de vc...

    vc parou mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, está certo, ter cigarros em casa só aumenta a tentação. Mas me conte, parou??? Compartilhe a experiência.
      Abraço,

      Carla

      Excluir
  4. EU PAREI DE FUMAR FAZ TREZ DIAS,MAS ESTA SENDO MUITO DIFICEL QUANDO ESTOU SOZINHA EM CASA DA UMA VONTADE DE IR AO MERCADO COMPRAR CIGARROS AI EU PARO E PENÇO NO MEU FILHO QUE ESTA COM 3 ANOS E JA ENTENDE MUITA COISA E NO MEU MARIDO QUE DETESTA CIGARRO CHORO PRA CARAMBA ,NÃO VEJO A HORA DE PASSAR TUDO ISSO.JA PAREI UMA VEZ FGIQUEI 2 ANOS E MEIO SEM FUMAR ,AI NA BESTEIRA DE SAIR E VER OS AMIGOS BEBER E FUMAR CAI NA BESTEIRA NOVAMENTE.MAS TENHO CERTEZA QUE VOU CONSEGUIR MAS PARECE QUE O CAPETINHA FICA CUTUCANDO ,MAS O MEU DEUS É MAIS FORTE ASSIM COMO EU FORTE PARA RESISTIR AS TENTAÇÕES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine,
      Como você está? Conseguiu parar? Tenha fé porque você já venceu o cigarro uma vez e é capaz de vencer a segunda. Por isso que eu me chamo de "fumante em recuperação". Parei há 3 anos e sei que se vacilar, eu acabo voltando... por isso é um dia de cada vez... Me conte como você está, gostaria de saber.
      Abraço

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir